quarta-feira, 4 de maio de 2011

PLANO DE AULA

1.Identificação
Nome do cursista: Antônia Edna de Carvalho Costa
Nome da Escola: Escola Municipal Ubaldina Ribeiro
Série: 5º Ano “A” Matutino Número de alunos: 26 alunos
Professores envolvidos: Antônia Edna de Carvalho Costa, Orizabel Costa, Izabel de Quadros, e Letícia Gouveia.

2.Justificativa
Demonstrar para os alunos a importância de ler e ouvir histórias como recurso a ser utilizado na produção de texto em diferentes gêneros.

3.Objetivo(s)
Desenvolver a linguagem oral e escrita por meio da leitura e produção de texto.
Orientar o aluno como navegar na internet.
Conscientizar o aluno sobre a importância das tecnologias na escola
Identificar figuras planas
Perceber como utiliza as peças do tangram.
Desenvolver a capacidade de tecnologias ( internet e computador)
Atender a modalidade de texto solicitado na proposta de produção.
Utilizar letra maiúscula no início de frase, nome próprio e título.
Atribuir t´tulo do texto
Manter a coerência textual na continuidade temática do texto.

4-Conteúdos
Leitura
Pesquisa
Produção de texto
Figuras planas


4.Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa
Matemática
Artes


5.Metodologias/procedimentos /cronograma

METODOLOGA:
6.1 1ª Aula
Conversar com os alunos sobre tangram. Perguntar quem já conhece e já trabalhou usando-o.
Informá-los que iremos confeccionar um. Passar slide mostrando passo a passo e auxiliá-los na confecção do mesmo, fazendo demonstração de como fazer as dobradura e as marcações, quando estiver todo marcado, pedir para colorir e recortar as peças.
Pronto tangram, pedir para observar as peças identificando as figuras geométrica que elas representam.
Em seguida questionar quantos ângulos algumas figuras possuem.
Informá-los que vamos contar uma história. Perguntar quem gosta de ouvir, ler ou contar história.
Pesquisar na internet a forma ou estrutura do gênero narrativo.
Contar utilizando o slide a história três pontos e pedir para os alunos ir representando os personagens com as peças do tangram.
Quando terminar fazer o comentário deixando os alunos se manifestar

6.1 2ª Aula
Reconstruir, coletivamente, na oralidade a história e discutir com eles a produção de texto narrativo: estrutura, seqüência lógica, concordância nominal e verbal, título, parágrafos, letra maiúscula no início de frase e após pontuação, letra legível e segmentação.
Passar a seguinte atividade: Produção de texto “As Três Pontas”


6.Recursos a serem utilizados (tecnológico ou não
Computador
Slid
Papel sufit
Lápis de cor
Tesoura
Régua


7.Avaliação e resultados esperados
Avaliação continua

8.Divulgação/socialização do Projeto realizado
Postagem no blogger
Apresentação no fórum

9.Referencia-as bibliograficas
Pró letramento. Edição Revisada e Ampliada do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário